Voltar para a lista de notícias
29/08/2011
Curiosidades - Interessantes
A Esfiha é remota do Líbano. Primeiramente o Iraque, que passou a cultivar trigo, cevada, pistache, nozes, romãs e figos e criaram o pão chato e redondo. Depois no Líbano surgiu o hábito de cobrir o pão com carne e cebola. Nascia assim a esfiha aberta. Posteriormente, já no mundo ocidental, eles passaram a fechar a esfiha, e assim viemos a ter a esfiha fechada.
O Kibe é um prato típico da cozinha sírio-libanesa. Representa bem essa culinária na qual comer com as mãos não é considerado falta de polidez. O kibe frito e o assado são comidos com as mãos, enquanto o kibe cru deve ser colocado dentro do pão ázimo (o pão sírio) e só então temperado com azeite e limão.
Comida árabe e libanesa qual a diferença? Muitos pratos são feitos com os mesmos ingredientes , mas a técnica e os temperos diferem.Um pão Sírio ou Libanês por exemplo; é o mesmo que um pão Árabe, mas possuem pequenas variações.Os quibes também são os mesmos, mas cada povo possui o seu tempero.
O Narguilé tem origem no Oriente. Uma das versões é a de que o narguilé teria sido inventado na Índia do século XVII, pelo médico Hakim Abul Fath, como um método para retirar as impurezas da fumaça. Quando chegou à China, passou a ser utilizado para fumar o ópio, e assim permaneceu até a revolução comunista, no fim da década de 40. Na mão dos árabes, o cachimbo de água foi rapidamente incorporado para ser apreciado em grupo, acompanhado de café e prosa. Existem evidências históricas de narguilés na Pérsia e na Mesopotâmia. As peças mais primitivas eram feitas com madeira e um coco que fazia o lugar do corpo (o nome origina-se do persa nārgil, que significa "coco". Com o desenvolvimento das civilizações e as expansões territoriais (principalmente dos países europeus), o narguilé, já similar ao que conhecemos hoje (com base de cerâmica ou porcelana e corpo de metal), começou a ser divulgado, e trazido junto com especiarias como cravo e canela.
Fonte: http://www.alamirat.com.br